quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A Guerra dos Mundos de H.G. Wells (1866-1946)


Herbert George Wells foi reconhecido por muitos como um das maiores mentes do século XX. A Guerra dos Mundos combina a sátira política com a advertência aos perigos do progresso científico. O escritor utilizou muitos artifícios para dar ao livro um efeito realístico, considerado na época, uma obra perigosa, que podia criar fobias nos seus leitores – muitos acreditaram numa possível invasão de Marte.

A Guerra dos Mundos de Orson Welles


Às oito horas da noite de 30 de Outubro de 1938, Orson Welles começou a transmitir uma dramatização da "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells pela estação rádio CBS. Durante uma hora, narrou explosões em Marte e meteoritos que caiam na Terra. Sete mil homens marcharam contra uma única máquina de guerra marciana e a Terra estava a ser aniquilada. Essa era a travessura de Halloween de Welles.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O Amante de Lady Chatterley de Palcale Ferran


Lady Chatterley, o filme de francesa Palcale Ferran (premiado com cinco césares), a partir da história inglesa do livro de D.H. Lawrence, O Amante de Lady Chatterley.
A infidelidade amorosa de Lady Chatterley (Marina Hands) ocorre num contexto social britânico de alta burguesia, nos anos 20 do século passado. O couteiro (Jean-Louis Coullo'ch) da quinta do casal Chatterley é o amante.
O perímetro onde se movem os «transgressores», na casota de madeira e nos campos verdejantes em volta, assemelha-se psicologicamente ao conceito eroticamente idílico de uma ilha tropical do pacífico favorável a uma relação sensual e tórrida, protegida da presença física alheia, e moralmente isolada dos princípios morais então predominantes (Lady Chatterley e o couteiro tinham, por exemplo, essa vontade moderna de uma «união de facto», sem casamento).

O Amante de Lady Chatterley de Tennessee Williams (1911-1983)


Narra o quotidiano de Constance Chatterley, Lady pelo casamento com Sir Clifford, não era particularmente excitante — isolada na enorme propriedade de Wraby e com um marido paraplégico, Constance, outrora uma rapariga enérgica de faces coradas, sentia crescer nela uma insatisfação fatigada, tornando-a indiferente ao pequeno mundo que a rodeava, perante a sonolenta lentidão com que se arrastavam os dias e as horas.

domingo, 21 de outubro de 2007

Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll


Na obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, é possível mudar o corpo de tamanho, encontrar gatos e lagartas falantes, bem como escutar histórias sem pés nem cabeça. São prodígios de um mundo subterrâneo que nos seduz e espanta ao mesmo tempo.
Alice é uma criança entediada com o mundo que a rodeia. O livro “Alice no País das Maravilhas” começa, aliás, com esta personagem sentada à beira-rio “sem ter nada que fazer” e, por isso mesmo, “farta” da sua própria vida. Quando irrompe à sua frente um coelho branco, vestido com um colete e munido de um relógio de bolso, a menina sente-se mediatamente seduzida a segui-lo. Obsessivo com o tempo, o Coelho Branco corre em direcção à sua toca — uma cavidade que representa a porta de entrada para um universo irreal — e, por impulso, Alice vai atrás dele. À sua espera está um mundo que, apesar de maravilhoso, não traduz a perfeição de um conto de fadas.

Lewis Carroll – 1832-1898


Nasceu em Daresbury, Inglaterra, no dia 27 de Janeiro de 1832. Foi matemático, lógico, fotógrafo e escritor, sendo reconhecido principalmente como o autor de Alice no País das Maravilhas. De seu verdadeiro nome Charles Lutwidge Dodgson, ingressou na Universidade de Oxford onde leccionou Matemática até 1881. Adoptando o pseudónimo de Lewis Carroll para as obras literárias, reservando o seu verdadeiro nome para as obras científicas, foi autor de uma poesia plena de nonsense que fascinou a crítica e, mais tarde, viria a fazer as delícias de muitos surrealistas. Da sua bibliografia poética destaca-se o livro A Caça ao Snark, surgido na mesma época dos Cantos de Maldoror e de Uma Estação no Inferno, mas também Fantasmagoria e outros poemas.