quinta-feira, 12 de julho de 2007

Respigadoras


Jean-François Millet (1814-1875)

Pintor francês do século XIX, Jean-François Millet criou várias representações da vida no campo. Os seus quadros mais conhecidos são " O Angelus " e " As Respigadoras ". A partir de 1849, o pintor instala-se em Barbizon, perto da floresta de Fontainebleau. As suas manhãs eram passadas a cuidar do seu jardim, e as suas tardes eram dedicadas à pintura.Jean-François Millet queria mostrar ao mesmo tempo a rudeza e a nobreza do trabalho no campo. Ele representou muitas cenas da vida no campo, sem as idealizar, ao contrário do que faziam os seus contemporâneos.O pintor fazia no local os esboços que utilizava depois para compor os seus quadros.

2 comentários:

cristina disse...

Respigar é uma das tarefas mais humildes nas sociedades rurais - reservada habitualmente a crianças e mulheres. Neste quadro, Millet resgata essas mulheres da sua modesta condição e confere-lhes um enorme destaque e dignidade.

Para isso, ele escolhe uma luz quente, sombras delicadas, faz apenas um apontamento com pouco detalhe da paisagem de fundo e ignora qualquer plano intermédio que pudesse interferir com as figuras em primeiro plano, conferindo-lhes um grande protagonismo.

v. disse...

contudo não podemos ir mais longe na pretensa comunicação...imagine que o pintor mais nada queria do que utilizar a cor...o material, o jogo do lúdico pictórico...evidente, é muito mais aliciante o implícito,mas nem sempre o pintor, o escultor, o arquitecto, têm em mente as segundas leituras...o trabalho produzido é menos importante?